quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Li e Recomendo

Novos Contos da Montanha/Fronteira

Miguel Torga
Coimbra

Narrativa

Sugestão de leitura do aluno Tiago Jorge, 8º E

Recomendo este livro ao tipo de pessoas que gostam de ação e perigo porque o conto tem estas duas características.

Resumo
O conto fala especificamente do contrabando nas fronteiras de Portugal. Todas as noites, depois das onze badaladas, as pessoas da aldeia de Fronteira iam até à zona limite para as trocas de materiais.
Na história surge um guarda chamado Robalo que vem de outras terras muito diferentes (Minho). Ele era muito rigoroso e vigiava a fronteira com muito empenho.

Acaba por se apaixonar por Isabel que era uma contrabandista. Separaram-se mais tarde por um tempo. Quando se voltam a encontrar, ela está grávida da relação com Robalo e este acaba por passar de vigilante a contrabandista.


Meu Pé de Laranja Lima
José Mauro de Vasconcelos
Dinapress

Memórias

Sugestão de leitura da aluna Mariana Mangas, 8º E

Recomendo este livro ao tipo de pessoas que gostam de verdadeiras histórias de vida porque relata diversas emoções, desde momentos de alegria até às lágrimas de tristeza.

Resumo
O livro fala sobre a vida de Zézé, um menino pobre, inteligente e sensível de apenas seis anos. Ao longo do livro ele percorre as ruas, enquanto faz muitas travessuras, mas o que ninguém sabe é que este rapazinho tem um coração de ouro.
Aprende tudo sozinho e vai descobrindo as coisas por si. O seu grande confidente é Xururuca, o seu pé de laranja lima.
Também acaba por descobrir a ternura e o carinho do seu amigo, ao qual deu a alcunha de “Portuga”, por ser português que se apercebeu que a vida lhe ensinou tudo demasiado cedo como o que é a dor e a saudade. 


Charlie e a Fábrica de Chocolate
Roald Dahl
Terramar

Narrativa de aventuras, fantástica

Sugestão de leitura da aluna Leonor Marques, 8º E

Recomendo este livro ao tipo de pessoas que gostam de livros de fantasia porque o livro contém várias aventuras fantásticas.

Resumo
Charlie era um jovem que vivia com os seus pais e avós, numa casa muito pequena. A família de Charlie era muito pobre, apenas o pai trabalhava na fábrica de chocolates, que havia na cidade perto da casa deles. Mas, certo dia, o pai foi despedido…
O Charlie adorava o chocolate do sr. Wonka, mas ele não tinha dinheiro suficiente para comprar uma tablete. Um dia o sr. Wonka anunciou um concurso! Quem encontrasse um bilhete dourado numa tablete, podia visitar a sua fábrica e no final podia ganhar um prémio.
As crianças, os adultos até mesmo os mais velhos iam a correr aos supermercados, cafés e mesmo a papelarias para comprar ua tablete de chocolate do sr. Wonka. O Charlie também tentou e conseguiu um bilhete dourado.
Os seis felizardos, cada um acompanhado por um adulto, fizeram uma visita guiada pelo sr. Wonka e nela aconteceram coisas espectaculares.
No final, o Charlie ganhou o prémio que consistia em ficar com a fábrica. 


O Segredo da Cidade Eterna
Brian Williams e Roderick Gordon
Coleção Túneis
Casa das Letras

Narrativa de aventuras, fantástica

Sugestão de leitura do aluno Nuno Mateus, 8º E

Recomendo este livro ao tipo de pessoas que gostam de mistério

Resumo
O menino Will tem um pai arqueólogo e ajuda-o porque adora túneis e escavações para importantes descobertas. Um dia o pai foge de casa após uma discussão com a mãe. Will tenta descobrir o pai, mas encontra túneis secretos escavados pelo pai. No decorrer da descoberta encontra uma cidade subterrânea habitada, onde encontra a família biológica. Nesta viagem leva o seu melhor amigo Chester e acaba por o perder e foi preso. No entanto acabou por encontrar o seu amigo nos subúrbios e também o pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário